Marketing Digital: medidas contra o Covid-19 mudam tendências de comportamento do consumidor
Com milhões de pessoas ao redor do globo em suas casas como ação para conter a pandemia de coronavírus, diversos segmentos do mercado enxergam com dúvidas qualquer futura ação de marketing nas empresas, mas, muitos outros identificam oportunidades.
Alexandre Poseddon, especialista em estratégia de marcas online e comércio eletrônico relata que “o distanciamento social que mantem as pessoas em casa como sugestão de diretrizes de segurança para combater o avanço da pandemia irá gerar uma mudança drástica nas tendências de comportamento das pessoas”.
Algumas destas mudanças já podem ser notadas, como aumento do número de telespectadores e o crescimento de assinaturas de TV a cabo ou plataformas de streaming. Segundo aponta a revista Forbes, apenas nos Estados Unidos a Disney+ já apresentou um crescimento de 200% durante o período de quarentena se comparado à semana anterior. Outras plataformas também registraram aumento considerável em assinaturas, como HBO Now (90%) e Netflix (47%).
Além da mudança em entretenimento, o mercado de marketing digital, também vê um crescimento em consultorias e prestação de serviços digitais.
Alexandre Poseddon relata que percebeu um aumento de cerca de 220% neste período, muitos de empresas que ainda não tinham seu processo de marketing e vendas consolidados através da internet e, descreve ainda que os principais serviços procurados hoje são de consultoria e estratégia se dá em consultoria de marketing para pequenas empresas e consultoria para implantação de lojas virtuais.
Para Rafael Coelho, na contramão de muitas empresas, as agências estão abrindo posições de trabalho em meio à crise, por conta do aumento na demanda por serviços de marketing digital e relata ainda, “muitos comerciantes com negócio local procuram saber como é possível ajudá-los a criar um sistema de delivery e divulgar para seu público. É um público carente de marketing que está acostumado a viver de indicação ou de pessoas que passam na frente de seu comércio local, são donos de empórios locais, mercearias, padarias de bairro”, relata Rafael.
Tudo indica que algumas mudanças nos hábitos de consumo e no comportamento serão permanentes e está de acordo com profissionais do segmento é a hora certa de se adaptar e aprender uma nova forma de fazer negócios através do marketing digital e processos de vendas online.
Escrito por: Lilith M. Angel
Fonte: Terra